Colunas de Som

As colunas de som são os dispositivos que recebem as informações relativas ao aúdio que sai da placa de som e as transforma em som. Umas boas colunas tem vários satélites e um subwoofer para reforçar os graves, e quantos mais satélites tiver, maior será a qualidade de som. Por exemplo, umas colunas 7.1 têm 7 satélites e um subwoofer.

 

 

Quais os aspectos importantes a ter em consideração no acto da compra?

– Qquantos canais as colunas têm (2.1, 5.1, 6.1, 7.1, etc.)
– Potência de som (watts P.M.P.O e watts RMS)
– Frequência de resposta (medida em Hz)
– Relação sinal ruido (medida em dB)
– Se as colunas têm saída para auscultadores
– Se as colunas são magneticamente blindadas para poderem ser colocadas junto do monitor sem causar interferências
– Se têm amplificado/descodificador com controlos de graves e agudos
– Se têm comando à distância

 

 

 

Sistema de Síntese de Som 3D

Características Principais do Sistema de Síntese de Som 3D

O sistema de síntese de Som 3D [Coe96] foi desenvolvido como um sistema de campo aberto, ou seja um sistema em que o som é reproduzido através de colunas de som. O número de colunas de som e a sua configuração podem ser especificados pelo utilizador. As colunas deverão ser dispostas segundo um círculo à volta do utilizador, e orientadas de forma a posicionar sobre este o seu ponto central (sweet spot). Existe a possibilidade de reproduzir os efeitos sonoros característicos do próprio veículo de simulação através de um dos canais do sistema. Desta forma é possível, por exemplo, o condutor sentir as vibrações do motor do seu automóvel ou o som das rodas sobre o pavimento.

O sistema de síntese de Som 3D permite a espacialização sonora simultânea de um máximo de 16 fontes sonoras com qualidade CD. Este limite, devido às características do hardware, não diminui a qualidade do sistema. De facto, o ser humano só consegue concentrar-se numa única fonte sonora de cada vez, dentro do conjunto limitado de fontes sonoras que emitam estímulos com maior “importância”, para as quais a sua atenção possa ser desviada [Ste93].

Este sistema é adequado a uma plataforma de simulação de condução, sendo toda a espacialização das fontes sonoras virtuais realizada com informação da sua base de dados, que é comunicada em tempo real à aplicação de síntese de Som 3D através de uma rede local. As fontes sonoras são modeladas a partir de sons amostrados que podem ser captados a partir de gravações dos sons originais e podem ser controladas individualmente a partir da plataforma de simulação.

Para além da espacialização das fontes sonoras, são tidos em conta diversos efeitos acústicos como o efeito Doppler, a atenuação com a distância, a absorção atmosférica e o atraso de propagação, bem como a fricção e turbulência provocados pelos objectos no seu deslocamento e a alteração do som gerado pelas fontes sonoras associadas a motores (por exemplo devida ao regime de rotação e binário destes).

(Visualizar link: Som)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Som