WebCam

Webcam é uma câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens, transferindo-as de modo quase instantâneo para o computador, podendo ser empregado em uma grande gama de aplicativos tais como videoconferência, editores de vídeo, editores de imagem, monitoramento de ambientes, entre outros. Geralmente possui baixa qualidade de imagem e não apresenta interface de som (microfone).

Geralmente a conexão utilizada com o computador é do tipo USB e a captura de imagem é realizada através de um componente eletrônico denominado CCD.

 

As webcam são câmeras que permitem a transmissão de voz e vídeo através da Internet em tempo real. Este tipo de comunicação vem-se popularizando muito devido ao seu baixo custo e à simplicidade de sua utilização. Também permitem aplicações como videoconferência ou a criação de um sistema de vigilância doméstica.

Para escolher uma webcam há várias coisas que devem ser levadas em conta Em primeiro lugar, o tipo de conexão. É preferível optar por aquelas que se conectam pela porta USB (Universal Serial Bus), que permitem a transferência de dados com maior velocidade.

O segundo ponto importante é a velocidade de captura da webcam, ou seja, a quantidade de quadros por segundo que ela captura (em inglês, frame per second ou FPS). Quanto maior o FPS, mais fluidez e melhor qualidade no movimento das imagens transmitidas.

A resolução é outro ponto vital e se refere ao número de pixels (cada um dos pontos do monitor) das imagens. A maioria das câmeras permite captura em vários tamanhos. O FPS e a resolução estão diretamente relacionados com a qualidade da conexão do usuário. De nada adianta ter uma velocidade de captura especialmente alta se uma conexão ruim não permite que se desfrute dela.

Se você está decidido a comprar uma webcam mas não sabe como escolhê-la, leve em conta as seguintes características:

Sensor: CCD, cor e tamanho
Resolução: pixels
Velocidade: tamanho da imagem
Foco: automático ou manual
Balanço de brancos
Possibilidade de movimento
Peso
Requisitos mínimos do PC