De acordo com Von Newmann , matemático e pioneiro na área das ciências da computação, um computador deve ser formado pela Unidade de Processamento Central (CPU- Central Processing Unit), Memória Principal e Periféricos.

John von Neumann

O matemático húngaro John von Neumann (1903-1957) formalizou o projecto lógico de um computador.

John Von Neumann (Neumann János) (28 de Dezembro de 19038 de Fevereiro de 1957) foi um matemático húngaro de origem judaica naturalizado americano nos anos 30 do século XX, que desenvolveu importantes contribuições em Mecânica Quântica, Teoria dos conjuntos, Ciência da Computação, Economia, Teoria dos Jogos e praticamente todas as áreas da Matemática. Faleceu no dia 8 de Fevereiro de 1957, vítima de um tumor no cérebro. Um dos amigos dele chegou a dizer que Von morreu frustrado por saber que já não podia pensar mais. Foi também professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do ENIAC.

Em sua proposta, von Neumann sugeriu que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. Até então elas eram lidas de cartões perfurados e executadas, uma a uma. Armazená-las na memória, para então executá-las, tornaria o computador mais rápido, já que, no momento da execução, as instruções seriam obtidas com rapidez electrónica. O modelo define um computador sequencial digital em que o processamento das informações é feito passo a passo, caracterizando um comportamento determinístico (ou seja, os mesmos dados de entrada produzem sempre a mesma resposta).

 

Para que existe comunicação entre o utilizador a máquina e vice-versa, são necessários dispositivos que permitam uma troca de informação entre o Homem e a máquina.

Só com a CPU, não é possível trabalhar com u computador, precisaremos fazer uso de periféricos, que nada mais são do que acessórios que melhoram o desempenho.

 

Por si só o computador não e capaz de realizar nenhum trabalho. Somente um elemento capaz de executar uma tarefa cuja execução lhe é ordenada. Por conseguinte, para que ela realize esse trabalho, é necessário que o homem lhe dê instruções, agrupadas em programas: o software, idealizado e realizado pelo homem.

Periféricos são unidades ligadas ao computador que tem como função: ler, transmitir, receber, imprimir informações. Os Periféricos de entrada são responsáveis pela transmissão de dados do meio externo a CPU. Periféricos de saída são responsáveis pela transmissão da CPU para o meio externo.

 

A transferência de informação entre o computador e os periféricos é feita através de portas. Em geral um computador possui múltiplas portas, que o permitem interligar com vários periféricos. Existem dois tipos de portas, quanto à forma como a transferência de informação pode ser realizada.

. Porta de série: A informação é decomposta em pequenas unidades (bits), que passam pela porta, bit a bit, em sequência ordenada.

. Porta paralela: A informação é encaminhada de modo mais eficiente, uma vez que não há decomposição da unidade de informação, pois os bits passam pela porta em simultâneo.

 

Os periféricos podem ser divididos conforme o sentido de comunicação, tomando como referencial o processador.

Hardware

Chamamos hardware todo o equipamento do computador.

O hardware organiza-se em três dispositivos:

 

a) Dispositivos de Entrada

b) Dispositivos de Saída

c) Dispositivos de Entrada e Saída

 

 

 

Dispositivos de Entrada

Os Periféricos de entrada são aqueles que permitem ao computador obter informação, na qual se incluem aqueles que permitem ao homem transmitir informações (ordens) ao computador.

Todo o objecto que faz parte do sistema e tem por finalidade efectuar a entrada de dados no computador.

 

. Teclado

. Rato

. Joystick

. Digitalizador de Imagem (Scanner)

. Caneta óptica (lightpen)

. Ecrã táctil

. Câmara de vídeo

. Leitor óptico  

. Microfone

. Mesas Digitalizadoras (tablets)

. CD-rom 

. Terminal de computador

 

Dispositivos de Saída (Input)

Os periféricos de saída são aqueles que permitem ao computador disponibilizar informação nos quais se incluem aqueles que permitem ao homem consultar informações, que podem ou não ser fruto de manipulação dos dados pelo computador.

No sistema, todo e qualquer elemento que compõe o comutador

 

. Monitor

. Impressora

. Altifalante

. Traçador gráfico (Plotter)

. Videogravador

. Microfilme (COM)

 

 

Dispositivos de Entrada e Saída (Output)

No sistema, esses dispositivos tem a finalidade, tanto de entrada como de saída de informações.

 

. Drive (floppy)

. Disco rígido

. Monitor de vídeo com tecnologia touch screen

. Disco magnético

. Drives de disquetes

. Cartão magnético

. Disco óptico

. Cassetes de vídeo

. Cassetes áudio

. Banda magnética